sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Averiguando as bitucas de cigarro que são jogadas no chão...

Como disse anteriormente há muitas, mas muitas bitucas no chão no caminho que eu faço do metrô até a faculdade. Comentei que tem lixeiras tanto no metrô quanto na faculdade, portanto as pessoas que fazem este trajeto poderiam fazer o esforço de esperar um pouco até jogá-las no lixo. Mas andei reparando que as concentrações fortes de bitucas estão bem em frente aos botecos, pequenas firmas e empresas. Ou seja, além da massa de alunos que atravessa este caminho todos os dias, tem também os trabalhadores e moradores locais que fumam na porta do trabalho e do comércio. Bom, nas padarias e bares creio que tenha lixo. Já nas empresas, não deve ter na porta, mas as pessoas provavelmente acham muito mais fácil jogar na rua.

Parece que não é nada, mas bituca também é lixo, demora para se decompor, vai para os boeiros, para os rios...e são pequenas, mas, multiplique pelo número de habitantes da nossa pequena cidade.

Fui agora no google dar uma pesquisada em quanto tempo uma bituca de cigarro (o filtro) demora para se decompor. Vi diferentes informações: de dois às dez anos. Mas o mais legal foi ver diversos links, blogs, sites se referindo ao tema.

Aqui está um deles:
http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=22660&action=reportagem e dele tirei este trecho:
"Depois da gincana, alguns se fantasiaram de “bitucão”, uma imitação de bituca de cigarro em tamanho gigante. A finalidade foi percorrer a praia para orientar os fumantes a jogarem suas bitucas no lixo, e não enterrá-las na areia, como acontece indevidamente. O gesto parece inofensivo, mas não é. Além da questão ecológica, já que a bituca leva dois anos para se decompor, há um outro problema muito sério. Seres marinhos, sobretudo tartarugas, costumam engolir os filtros de cigarro que são levados para o mar e acabam morrendo. "

Bom, espero como sempre, que lendo este texto mais pessoas contribuam parando de jogar bitucas e lixos em geral no chão. Ontem, uma conhecida, nova parceira de trabalho, disse que leu o blog e achou super legal e confessou que ela, como fumante, sempre joga no chão as suas bitucas, mas lendo reviu a questão e começou a evitar o ato.

Valeu! É muito bom ouvir isto.
A luta continua. 1 x 0.

3 comentários:

Débora Rubin disse...

Olha, vou dizer uma coisa para vc: cigarro é uma merda de qualquer maneira!! qdo aceso, tem a fumaça, qdo apagado, fica a bituca!

Sem mais delongas.

Rainha da Sucata disse...

É....total!
Você leu o caderno Mais deste domingo dia 7 de setembro de 2008?
Tem a reportagem/depoimento de um escritor que fumou pela primeira vez aos 46 anos e ficou um mês direto fumando e chegou a fumar dois maços por dia...aí ele relata a experiência.
É interessente.
Leia, Dedé.
Leiam!

Carol disse...

Oi!
Seu site me ajudou a formular um novo informativo para o projeto Conscientização é a Solução.
http://conscientizacao.solucao.vilabol.uol.com.br/Obrigada!