terça-feira, 12 de agosto de 2008

Por quê será que no metrô as pessoas não jogam lixo no chão?

Estranho...
Estou pegando o metrô todos os dias para ir para a faculdade e hoje lá estava eu, na lata de sardinha humana, relembrando que algum dia eu já tinha ouvido uma explicação para este fenômeno das pessoas não jogarem lixo no chão do metrô. A teoria era a seguinte: de que as pessoas jogam lixo onde já é sujo e não jogam lixo em lugares que estão limpos, como por exemplo o metrô, que pelas minhas observações tem uma manutenção constante. Nos vagões se encontram faxineiras com as suas vassourinhas nos horários mais tranquilos, varrendo muitas vezes "minúsculos pontinhos de sujeira" no chão (que muitas vezes é só o que tem).
Oká. As pessoas conservam limpo o que está limpo...não dá para entender.
Fato é que o metrô está sempre limpinho.
Outra coisa engraçada, é que nunca vi ninguém jogar lixo pelas janelinhas do metrô. Da janela do ônibus é básico, frequente e irritante! Mas no metrô...o comportamento é outro.
Lembro que na escola alguns professores questionavam os alunos, quando estes jogavam lixo no chão da classe, se eles jogavam lixo no chão da sala da casa deles. Total!
A SPtrans bem que tentou ajudar quando instalou lixeiras em todos os ônibus municipais de São Paulo. Mas parece que pra muita gente continua sendo atração jogar pela janela.

Nenhum comentário: