sábado, 2 de agosto de 2008

Ação Primeira - 2 de Agosto de 2008 -


Acabo de retornar da minha primeira intervenção...fui catar lixo na rua e como se não bastasse consegui a ajuda de 45 pessoas.



Foi assim:



Saí de casa com uma prancheta e uma caneta (para escrever o nome das pessoas que ajudaram), um banquinho de plástico com um cartaz feito à mão (nele estava escrito: "Ei, você... pode me dar uma mão para limpar esta área?"), uma bolsa com dois sacos plásticos de 50 litros e um par de luvas amarelas (para recolher o lixo) e uma máquina fotográfica para registrar o processo.



Tava com a maior preguiça e vergonha de sair de casa no sabadão para me aventurar, mas tirei a minha bunda gorda do sofá e fui.



Chegando lá, na passagem de pedestres entre São Paulo e Osasco, estacionei as minhas coisas e logo o guardinha veio me perguntar "pesquisa do que vc tá fazendo?" Respondi que tinha vindo catar lixo e comecei a saga. Ele riu.


Para todas as pessoas que passavam, eu, com uma luva numa mão, dizia oferecendo a outra luva amarela: "Oi, você pode me dar uma mão?" Hahaha. E explicava que poderiam ajudar nem que fosse só um papelzinho e para cada um dos voluntários dei um pedaço de papel com o endereço deste blog para depois entrarem. Para a minha surpresa muitas pararam e mesmo atrasadas, contribuiram. 45 pessoas ajudaram e pegando o nome de cada uma delas posso aqui agradecê-las:



1. Sidney


2. Issao

3. Elisabete Fernandes


4. (nome não legível)

5. Gleide


6. Felipe


7. Sérgio

8. Tarço (acho que estava escrito isto)


9. Joelma


10. Kleber


11. Rafael Borgato


12. Leandro C. Amaral


13. Vinicius Oliveira Portugal


14. Eli Ethi


15. Cleide (acho que estava escrito isto)


16. André Padular


17. Henrique R. Tognonato


18. Marco


19. Lucas de Sá


20. Pedro Campos


21. Henrique Peugy


22. Gustavo Monterossi


23. Janaina Ap. Coelho


24. Daniela Berthu


25. Marcilu (acho que estava ecrito isto)


26. Mariana Oliveira


27. Silas de Souza


28. Elveli Barrado (não entendi o primeiro nome)


29. Irani


30. Elaine


31. Tharhige (nome ilegível)


32. Lucas


33. Genivaldo P. Santos


34. karina Lopes


35. Samara Jacob Lopes


36. André Lino da Silva


37. Daniela Sampaio


38. Ernesto


39. Clara (eu)


40. (nome ilegível)


41. Maria Lucia


42. Lindaura Antunes


43. Antonia


44. Lourenço


45. Sérgio


46. Roberto









Foi assim que juntamos lixo em três sacos plásticos de 50 litros. Tentei tirar a foto de um trecho do "antes" e do "depois", mas tem tanto lixo naquele lugar, mas tanto lixo, que quase não aparece a diferença.









Tem tanta coisa pra contar que já estou me perdendo aqui.




O resumo é o seguinte: Foi divertido mas não tenho condições de continuar sozinha. A próxima etapa tem que ser um mutirão ou....prefeituras de Osasco e São Paulo.

É foda! Ali é terra de ninguém.
Vamos fazer um mutirão!!!! E encher o saco das prefeituras!!!!

Ahh!!!! Tchau, vou tomar banho.











7 comentários:

OPOVOEMPÉ disse...

Poxa, Clara!!! bacana esta intervenção!!!!
beijos
Cris Esteves

Débora Rubin disse...

SENSACIONAL!!!!
Isso aí, Cacá!
Se junta eu e ocê, vamos resolver os problemas de trânsito e lixo dessa cidade! NINGUÉM NOS SEGURA!!!!!

e parabéns a todos que pararam para te ajudar ;-)
bjssss

Suzana disse...

Ei Clarita,

Uau... demais a tua iniciativa / intervenção!!
Me vi nas diversas vezes que passo pela rua, olho a sujeira, imaginando a possibilidade de limpar, mas que na corrida do sempre me justifico... "estou com pressa...agora não dá"
Acabo me contentando com a minha limpeza individual, guardando o lixo na bolsa. Aliás, a única vez que recolhi um lixo jogado por uma pessoa, na minha frente (!!!!), fui muito xingada (!!!!!)

Bom, o mundão é a nossa casa!

Adorei!!
Beijo
Suzana

Rainha da Sucata disse...

Êeeeee!!!
Suzanita!!!
Que legal que você entrou no blog e gostou.
Bj.

Maria Lidia disse...

clara, adorei seu mutirão espontâneo. Sem dúvida vc não só tirou um tanto de lixo daquela área mas fez 45 pessoas pensarem, que podem ter contado pra pelo menos mais uma pessoa cada uma e algumas delas vão entrar no blog... e por aí vamos chegar na china!

abração,
lídia

Unknown disse...

OLA CLARA!
COMO VAI?
ESTOU POSTANDO PRA LHE AGRADECER PELA CORAGEM E PELA INICIATIVA. AQUELE SABADO MARCOU MUITO PRA MIM. POIS SEMPRE PASSO NAQUELE LOCAL, E SEMPRE ME PERGUNTO SE AS PESSOAS QUE PASSAM POR LA, NAO PODERIAM GUARDAR SEUS LIXOS E JOGAR NUMA LIXEIRA, POIS NAO CUSTA VC COMER SALGADINHO E GUARDAR O SAQUINHO E JOGAR NA SUA CASA OU EM QUALQUER LIXEIRA.
E A IDEIA DO MULTIRAO PARA LIPAR TODA A AREA?
MAIS UMA VEZ LHE AGRADECO.
FICA AQUI O MEU MUITO OBRIGADO.
E DESCULPE PELA DEMORA PARA ENTRAR NO SEU BLOG.
RAFAEL BORGATO.

Unknown disse...

olaaa, eu peguie um alguns lixos para vc esse dia, mas eu estava muito atrasado para o jogo do timão, quando quiser na próxima ajudo do começo ao fim
abraço

Gustavo (22)